Dia das Mães


História do Dia das Mães

        


As mais antigas celebrações do Dia da Mãe remontam às comemorações primaveris da Grécia Antiga, em honra de Rhea, mulher de Cronos e Mãe dos deuses. Em Roma, as festas comemorativas do Dia das Mães eram dedicadas a Cybele, a Mãe dos deuses romanos, e as cerimônias em sua homenagem começaram por volta de 250 anos antes do nascimento de Cristo.
         Durante o século XVII, a Inglaterra celebrava no 4º Domingo de Quaresma (40 dias antes da Páscoa) um dia chamado “Domingo das Mães”, que pretendia homenagear todas as mães inglesas. Neste período, a maior parte da classe baixa inglesa trabalhava longe de casa e vivia com os patrões. No Domingo das Mães, os servos tinham um dia de folga e eram encorajados a regressar a casa e passar esse dia com a sua mãe.

         À medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa passou a homenagear-se a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal. Ao longo dos tempos a festa da Igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo das Mães. As pessoas começaram a homenagear tanto as suas mães como a Igreja.
         Nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872, por Julia Ward Howe e algumas apoiantes, que se uniram contra a crueldade da guerra e lutavam, principalmente, por um dia dedicado à paz.
         A maioria das fontes é unânime acerca da ideia da criação de um Dia das Mães. A ideia partiu de Anna Jarvis, que em 1904, quando a sua mãe morreu, chamou a atenção na Igreja de Grafton para um dia especialmente dedicado a todas as mães. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia das Mães, na Igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos.

         Nessa ocasião, a Sra. Jarvis enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo dos anos enviou mais de 10.000 cravos para a Igreja de Grafton – vermelhos para as mães ainda vivas e brancos para as já falecidas – e que são hoje considerados mundialmente com símbolos de pureza, força e resistência das mães.
         Segundo Anna Jarvis, seria objetivo deste dia tomarmos novas medidas para um pensamento mais ativo sobre as nossas mães. Através de palavras, presentes, atos de afeto e de todas as maneiras possíveis deveríamos proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias, mantendo sempre na lembrança o Dia das Mães.
         Face à aceitação geral, a Sra. Jarvis e os seus apoiantes começaram a escrever a pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos com o intuito de estabelecer um Dia das Mães a nível nacional, o que daria às mães o justo estatuto de suporte da família e da nação.
         A campanha foi de tal forma bem sucedida que em 1911 era celebrado em praticamente todos os estados. Em 1914, o Presidente Woodrow Wilson declarou oficialmente a nível nacional o 2º Domingo de Maio como o Dia das Mães.
         Hoje em dia, muitos de nós celebram o Dia das Mães com pouco conhecimento de como tudo começou.
         Em Portugal, até há alguns anos atrás, o dia da mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas atualmente o Dia da Mãe é no 1º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo
         No Brasil a  introdução desta data se deu no Rio Grande do Sul, em 12 de maio de 1918, por iniciativa de Eula k. Long, em São Paulo, a primeira comemoração se deu em 1921. 

         A oficialização se deu por decreto no Governo Provisório de Getúlio Vargas, que em 5 de maio de 1932, assinou o decreto nº 21.366.
         Em 1947, a data foi incluída no calendário oficial da Igreja Católica por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros Câmara. 


Fonte: Guia dos Curiosos (Marcelo Duarte) - Portugal

Imagens pesquisadas na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou a retirarmos do blog.


DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Texto: Dia 8 de Março – Dia  Internacional das Mulheres

         Alguns dizem que o Dia Internacional da Mulher teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram queimadas, protestando. Este foi um evento que marcou a luta pelos direitos femininos. Porém, não foi este o evento principal, pois desde o final do século XIX (19), organizações feministas operárias protestavam em vários países da Europa e dos Estados Unidos.
         O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país.
         Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal (voto) em diversas nações.
         Mas foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra - em um protesto conhecido como "Pão e Paz" - que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.
         Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres.
         Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.
         No Brasil, a luta pelos direitos das mulheres começou no início do século XX (20), que buscavam melhores condições de trabalho e qualidade de vida.
Adaptado do texto de autoria de Ana Isabel Alvarez Gonzalez.

.
Atividades do Dia Internacional das Mulheres

1. Qual o evento que marcou a luta pelos direitos femininos?
2. Desde quando existem protestos pelos direitos das mulheres?
3. Em que ano foi comemorado o primeiro dia nacional das mulheres? Onde foi?
4. Quando foi aprovada uma data anual para a celebração dos direitos da mulher e onde?
5. Qual foi o objetivo da II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca?
6. Em que ano e onde foi consagrada o 8 de Março como Dia Internacional das Mulheres?
7. Em que ano foi oficializado o Dia Internacional da Mulher?
8. Quando a data de 8 de Março foi reconhecida oficialmente pelas Nações Unidas?
9. Quando no Brasil começou a luta pelos direitos das mulheres e o que buscavam?
10. Em uma folha para entregar faça uma homenagem para as mulheres. Pode ser uma frase, um desenho ou uma poesia.

RESPEITO


Texto: RESPEITO

      Durante uma era glacial bem remota, grande parte do planeta se achava coberto por densas camadas de gelo. Muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos por não se adaptarem às condições do clima hostil.
          Foi então que uma grande manada de porcos espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, a juntar-se mais e mais. Bem próximo um do outro, cada qual podia sentir o calor do corpo do outro. E assim bem juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente. Assim aquecidos, conseguiam enfrentar por mais tempo aquele inverno terrível.
      Porém, os espinhos de cada um começaram a incomodar, a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor.  Feridos, magoados e sofridos começaram a afastar-se. Por não suportarem mais os espinhos dos seus semelhantes, eles se espalharam.
         Novo problema: afastados, separados, começaram a morrer congelados.
      Os que sobreviveram ao frio, voltaram a se aproximar, pouco a pouco. Com jeito e precauções. Unidos novamente, mas cada qual conservando uma certa distância do outro. Distância mínima, mas suficiente para conviver, sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar recíprocos sofrimentos.  Assim agindo, eles resistiram à longa era glacial. Apesar do frio e dos problemas, conseguiram sobreviver.


Atividades do Texto: Repeito

1. O que é respeitar para você?
2. O que é respeitar : Em casa? Na Escola? Na cidade? Na Igreja?
3. É possível conviver em qualquer lugar com outras pessoas sem que haja regras? Explique? Comente.
4. Qual o título do texto? Qual outro título você daria para este texto?
5. Qual o objetivo da união dos porcos espinhos?
6. Por que alguns  porcos espinhos começaram a morrer de frio?
7.Qual a solução encontrada pelos porcos espinhos para sobreviver ao frio?


Texto pesquisado na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou retirarmos do blog.


DIREITOS E DEVERES


Direitos e Deveres
         Para vivermos bem, devemos cumprir nossos deveres e cobrar nossos direitos.
         Na escola assim como fora dela devemos ter direitos e deveres.

        

Direitos - É a ciência das normas obrigatórias que regem as relações dos homens em sociedade.

Direitos do cidadão:
Educação
Alimentação
Saúde (assistência médica gratuita)
Opinar e reivindicar
Ser Respeitado (raça, religião, opinião etc.)
Trabalho
A um salário digno para sobrevivência
Lazer
Segurança
Escolher os governantes (voto)
Privacidade
Locomoção (ir e vir de um lugar a outro)
Moradia digna
Identificação
Condições básicas de higiene
Exercer a cidadania
Trabalhar em instituições públicas

Na escola:
Respeito dos professores e funcionários
Boa educação
Merenda
Limpeza da escola
Escola moderna
Bons professores
Direito de ser feliz



Deveres - Obrigações a cumprir em meio à sociedade.

São deveres do cidadão:
Respeitar as pessoas
Preservar o patrimônio
Manter a higiene e limpeza dos lugares que frequentamos
Não ser racista (aceitar o próximo)
Cumprir e respeitar as leis
Não dirigir alcoolizado
Manter a disciplina exigida
Trabalhar para ter uma vida digna
Colaborar com as entidades
Cumprir com os compromissos eleitorais
Preservação do meio ambiente

Na escola:
Manter a escola limpa
Estudar com disciplina
Respeitar os professores e funcionários
Conservar o patrimônio
Participar ativamente dos eventos escolares
Postura
Manter um bom relacionamento com todos
Procurar ser bom estudante e consequentemente feliz



Atividades de Direitos e Deveres

1. Quais são os meus direitos?
2. Quais são os meus deveres?
3. Qual o significado de direto?
4. Qual o significado de deveres?


Tarefa:
Escreva uma redação sobre quais são os meus direitos e deveres que não estão sendo respeitados.

MENSAGENS


                                  EM TODOS OS CAMINHOS

         Seja qual for à experiência, convence-te de que Deus está conosco em todos os caminhos. Isso não significa omissão de responsabilidade ou exoneração da incumbência de que o Senhor nos revestiu.
         Não há consciência sem compromisso, como não existe dignidade sem lei.
         O peixe mora gratuitamente na água, mas deve nadar por si mesmo. A árvore, embora não pague imposto pelo solo em que se vincula, é chamada a produzir conforme a espécie.
         Ninguém recebe talentos da vida para escondê-los em poeira ou ferrugem.
         Nasceste para realizar o melhor. Para isso, é possível te defrontes com embaraços naturais ao próprio burilamento, qual a criança que se esfalfa compreensivelmente nos exercícios da escola.
         A criança atravessa as provas do aprendizado sob a cobertura da educação que transparece do professor. Desempenhamos as nossas funções com o apoio de Deus.
         Se o conhecimento exato da Onipresença Divina ainda não te acode à mente necessidade de fé, pensa no infinito das bênçãos que te envolvem, sem que despendas mínimo esforço.
         Não contrataste engenheiros para a garantia do Sol que te sustenta e nem assalariaste empregados para a escavação de minas de oxigênio na atmosfera, a fim de que se renove o ar que respiras.
         Reflete, por um momento só, nas riquezas ilimitadas ao teu dispor, nos reservatórios da Natureza e compreenderás que ninguém vive só.
         Confia, segue, trabalha e constrói para o bem. E guarda a certeza de que, para alcançar a felicidade, se fazes teu dever, Deus faz o resto.
Fonte: Livro Estude e Viva – Francisco Cândido Xavier e Waldo Viera


PAZ
         “Precisamos da religião a fim de desenvolver tanto a paz interior quanto a paz entre os povos do mundo. E, na busca desse objetivo, torna-se imprescindível à harmonia entre as diferentes tradições.
         (...) Insisto em afirmar que as principais religiões do mundo possuem os mesmos ideais de amor, o mesmo objetivo de beneficiar a humanidade por meio da prática espiritual e a mesma determinação de aprimorar seus praticantes como seres humanos.
         (...) Todas nos ensinam a não mentir, roubar ou tirar a vida de outras pessoas.
         (...) O objetivo primordial é criar seres humanos mais tolerantes, compassivos e menos egoístas”.
Trechos extraídos da obra A essência do sutra do coração (Editora Gaia).




SALMO 23
O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
         Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranquilas.
         Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
         Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
         Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
         Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Bíblia Sagrada.