DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Texto: Dia 8 de Março – Dia  Internacional das Mulheres

         Alguns dizem que o Dia Internacional da Mulher teria surgido a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram queimadas, protestando. Este foi um evento que marcou a luta pelos direitos femininos. Porém, não foi este o evento principal, pois desde o final do século XIX (19), organizações feministas operárias protestavam em vários países da Europa e dos Estados Unidos.
         O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país.
         Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal (voto) em diversas nações.
         Mas foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra - em um protesto conhecido como "Pão e Paz" - que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.
         Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres.
         Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.
         No Brasil, a luta pelos direitos das mulheres começou no início do século XX (20), que buscavam melhores condições de trabalho e qualidade de vida.
Adaptado do texto de autoria de Ana Isabel Alvarez Gonzalez.

.
Atividades do Dia Internacional das Mulheres

1. Qual o evento que marcou a luta pelos direitos femininos?
2. Desde quando existem protestos pelos direitos das mulheres?
3. Em que ano foi comemorado o primeiro dia nacional das mulheres? Onde foi?
4. Quando foi aprovada uma data anual para a celebração dos direitos da mulher e onde?
5. Qual foi o objetivo da II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca?
6. Em que ano e onde foi consagrada o 8 de Março como Dia Internacional das Mulheres?
7. Em que ano foi oficializado o Dia Internacional da Mulher?
8. Quando a data de 8 de Março foi reconhecida oficialmente pelas Nações Unidas?
9. Quando no Brasil começou a luta pelos direitos das mulheres e o que buscavam?
10. Em uma folha para entregar faça uma homenagem para as mulheres. Pode ser uma frase, um desenho ou uma poesia.

RESPEITO


Texto: RESPEITO

      Durante uma era glacial bem remota, grande parte do planeta se achava coberto por densas camadas de gelo. Muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos por não se adaptarem às condições do clima hostil.
          Foi então que uma grande manada de porcos espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começaram a se unir, a juntar-se mais e mais. Bem próximo um do outro, cada qual podia sentir o calor do corpo do outro. E assim bem juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente. Assim aquecidos, conseguiam enfrentar por mais tempo aquele inverno terrível.
      Porém, os espinhos de cada um começaram a incomodar, a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor.  Feridos, magoados e sofridos começaram a afastar-se. Por não suportarem mais os espinhos dos seus semelhantes, eles se espalharam.
         Novo problema: afastados, separados, começaram a morrer congelados.
      Os que sobreviveram ao frio, voltaram a se aproximar, pouco a pouco. Com jeito e precauções. Unidos novamente, mas cada qual conservando uma certa distância do outro. Distância mínima, mas suficiente para conviver, sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar recíprocos sofrimentos.  Assim agindo, eles resistiram à longa era glacial. Apesar do frio e dos problemas, conseguiram sobreviver.


Atividades do Texto: Repeito

1. O que é respeitar para você?
2. O que é respeitar : Em casa? Na Escola? Na cidade? Na Igreja?
3. É possível conviver em qualquer lugar com outras pessoas sem que haja regras? Explique? Comente.
4. Qual o título do texto? Qual outro título você daria para este texto?
5. Qual o objetivo da união dos porcos espinhos?
6. Por que alguns  porcos espinhos começaram a morrer de frio?
7.Qual a solução encontrada pelos porcos espinhos para sobreviver ao frio?


Texto pesquisado na web, havendo direitos autorais, favor nos avisar para darmos os devidos créditos ou retirarmos do blog.


DIREITOS E DEVERES


Direitos e Deveres
         Para vivermos bem, devemos cumprir nossos deveres e cobrar nossos direitos.
         Na escola assim como fora dela devemos ter direitos e deveres.

        

Direitos - É a ciência das normas obrigatórias que regem as relações dos homens em sociedade.

Direitos do cidadão:
Educação
Alimentação
Saúde (assistência médica gratuita)
Opinar e reivindicar
Ser Respeitado (raça, religião, opinião etc.)
Trabalho
A um salário digno para sobrevivência
Lazer
Segurança
Escolher os governantes (voto)
Privacidade
Locomoção (ir e vir de um lugar a outro)
Moradia digna
Identificação
Condições básicas de higiene
Exercer a cidadania
Trabalhar em instituições públicas

Na escola:
Respeito dos professores e funcionários
Boa educação
Merenda
Limpeza da escola
Escola moderna
Bons professores
Direito de ser feliz



Deveres - Obrigações a cumprir em meio à sociedade.

São deveres do cidadão:
Respeitar as pessoas
Preservar o patrimônio
Manter a higiene e limpeza dos lugares que frequentamos
Não ser racista (aceitar o próximo)
Cumprir e respeitar as leis
Não dirigir alcoolizado
Manter a disciplina exigida
Trabalhar para ter uma vida digna
Colaborar com as entidades
Cumprir com os compromissos eleitorais
Preservação do meio ambiente

Na escola:
Manter a escola limpa
Estudar com disciplina
Respeitar os professores e funcionários
Conservar o patrimônio
Participar ativamente dos eventos escolares
Postura
Manter um bom relacionamento com todos
Procurar ser bom estudante e consequentemente feliz



Atividades de Direitos e Deveres

1. Quais são os meus direitos?
2. Quais são os meus deveres?
3. Qual o significado de direto?
4. Qual o significado de deveres?


Tarefa:
Escreva uma redação sobre quais são os meus direitos e deveres que não estão sendo respeitados.